Programa Compasso | Educação Infantil
Apresentador de TV
Descrição do trabalho

Felipe Fonseca como apresentador do Programa Compasso Socioemocional.

O Programa Compasso Socioemocional é um programa para todos os alunos, lecionado pelos próprios professores de sala de aula que visa aumentar o desempenho acadêmico e social dos alunos e diminuir problemas de comportamento por meio do ensino de habilidades socioemocionais.

Assim como para adquirir competências cognitivas temos um currículo que ensina habilidades e conteúdos específicos, é necessária uma estrutura semelhante para ensinar as competências e habilidades não-cognitivas.

O programa promove habilidades que fortalecem a capacidade dos alunos para aprender, ter empatia, lidar com as emoções e resolver problemas. Ao difundir as habilidades socioemocionais, a escola cria um ambiente de aprendizagem mais seguro e respeitoso, promovendo o sucesso escolar para todos.

O PROGRAMA COMPASSO SOCIOEMOCIONAL POSSUI 4 PILARES:

  1. Material Estruturado:
    Currículo estruturado em 22 pautas de aulas para serem ensinadas por professores de sala de aula.
  2. Interação com a Família:
    O caderno do aluno com atividades para casa possibilita uma maior interação entre a escola e a família.
  3. Formação Constante:
    Orientações pedagógicas mensais sobre o ensino-aprendizagem socioemocional e apoio para os professores na utilização do material didático.
  4. Avaliação e Pesquisa:
    Monitoramento, revisão e aprimoramento das práticas da sala de aula relacionadas a educação socioemocional.

COMMITTEE FOR CHILDREN (SECOND STED)

O Programa Compasso Socioemocional é a versão brasileira do programa Second Step, desenvolvido pelo Committee for Children, uma organização não-governamental dedicada a promover desenvolvimento social e emocional às crianças por meio da aprendizagem socioemocional. O Second Step já foi traduzido, adaptado e implementados em mais de 70 países, estima-se que mais de 9 milhões de alunos já tenham se beneficiado do programa.


CURRÍCULO

O Programa Compasso é estruturado em 4 unidades: Habilidades para Aprendizagem, Empatia, Lidando com as Emoções e Resolução de Problemas.

As Habilidades para Aprendizagem preparam os alunos para aprender em um ambiente de sala de aula. Ao desenvolver a Empatia os alunos aprendem a reconhecer seus próprios sentimentos e os dos outros.

Na unidade Lidando com as Emoções, os alunos aprendem a reconhecer os sentimentos intensos e a acalma-los, tornando-se menos propensos a comportamentos agressivos. Por fim, na unidade Resolução de Problemas, os alunos são capazes de resolver os problemas interpessoais de maneira justa e eficiente.

Detalhes do trabalho
  • ClientePROGRAMA COMPASSO
  • Data28 outubro 2019
  • CategoriaApresentador de TV
SAIBA MAIS